Simetria
As simetrias criam modelos que nos ajudam a organizar o mundo conceptualmente.
Os modelos simétricos ocorrem na natureza, e são “copiados” por artistas, por músicos, por coreógrafos, designers e por matemáticos.
Simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas. O seu conceito está relacionado com o de reflexão.
Equilíbrio
Equilíbrio é um tipo de relação das partes com o todo.
A noção de equilíbrio só faz sentido se observarmos a composição (o ambiente, no nosso caso) como um todo.
A sensação visual de equilíbrio se associa a sensação física de equilíbrio, então, o conceito está associado ao “peso visual”. Elementos com muito grandes ou muito escuros tem maior peso visual do que elementos menores e claros, assim como objetos de materiais metálicos ou de pedra tem maior peso visual do que elementos de tramas naturais, tecido ou vidro.
Vale lembrar que não existe conceito bom ou ruim, e sim uma utilização positiva ou negativa de um princípio.
As linhas e inclinações também podem reforçar a sensação visual de equilíbrio ou desequilíbrio.
Ritmo
No ritmo há uma analogia entre a imagem e a poesia. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos dispostos sobre o suporte.
O ritmo conduz o olhar, embala e seduz, pois existe uma tendência da perceção em acompanhar a direção sugerida pelo ritmo, esteja ele na horizontal ou vertical.
Cada pessoa possui uma sensibilidade muito própria para perceber e construir ritmos visuais das mais diversas fontes de inspiração.
O maior desafio em conseguir um ritmo visual coerente é trabalhar com os espaços de forma dedicada quanto à forma.
Movimento
Existem possibilidades de composição nas quais o movimento é o elemento principal.
As linhas utilizadas na composição podem remeter a imagens conhecidas pelo seu movimento.
O movimento visual é o elemento responsável por movimentar o olho ou a mente do espectador. Conduz o olhar para um determinado ponto, e faz com que o olhar percorra o caminho através da composição.
É possível explorar o movimento por associação, pois todos temos a sensação dos elementos vivos que revelam disposição para o movimento. Assim, peixes, gaivotas, ondas do mar em determinado contexto podem evocar o movimento para a composição.
O movimento pode ser usado na composição visual, conduzindo o olhar, ou ainda associar formas do mundo real que possuem essas mesmas características primordiais de movimento.
Ritmo e Movimento são elementos de composição que normalmente aparecem juntos, pois se complementam e acabam se reforçando mutuamente.
Proporção
A proporção é a relação entre a igualdade ou a diferença entre razões, pois podem ser a relação entre duas medidas, duas áreas, dois espaços, volumes ou partes de uma mesma composição ou unidade.
A proporção não faz nenhuma referência ou comparação com um elemento real, mas entre elementos da mesma composição visual.
Existe duas formas de usar a proporção numa composição, seguindo as regras de proporção ou transgredindo-as.
Sem comentários:
Enviar um comentário