terça-feira, 28 de março de 2017

Denotação e Conotação na Publicidade


Ao falar em meios de comunicação, lembramo-nos apenas dos que englobam a mídia: televisão, revista, jornal, rádio. No entanto, há outros canais comunicativos que podemos usufruir, e não somente a comunicação em massa, citada anteriormente.


A comunicação é feita através de vários significados dos signos lingüísticos. Quando transmitimos ou recebemos uma mensagem, seja por linguagem oral, escrita ou não-verbal, estabelecemos comunicação.




O signo linguístico apresenta duas variações de significado: denotativo ou conotativo.

1. Este ambiente está tão limpo ultimamente!

2. Seu nome está limpo na praça.



Na primeira oração o termo “limpo” está empregado no seu sentido original e independente de seu contexto, significando asseado, higiênico, lavado, e, portanto, tem sentido denotativo.

Na segunda oração o mesmo termo já exprime outro significado e traz uma interpretação diferente, e transmite a idéia de “estar livre de dívidas” ou “livre de pendências financeiras”, logo, tem sentido conotativo.


Nomeamos de denotação a utilização de uma palavra no seu sentido original, real. Costuma-se dizer que o sentido denotativo é o mesmo do dicionário, já que a primeira definição no dicionário é denotativa.



A conotação ocorre quando a palavra é utilizada em sentido alterado, ou seja, em outro sentido, com outro significado, aproximando-se da subjetividade.

A poética é um exemplo que utiliza muito a linguagem conotativa, já que transmite os sentimentos, as emoções do “eu-lírico” e, portanto, está passível de criações e alterações de significados.

Análise


Resultado de imagem para estamos devorando o planeta

Componente de Comunicação: 

Fonte ou Emissor: Revista Veja
Mensagem: Nós (população) estamos a destruir o nosso próprio planeta
Código: Linguagem Escrita e Visual
Canal: Revista Impressa
Destino ou Recetor: Consumidores da Revista Veja
Ruídos: A comunicação social pode alterar a informação

Linguagem Conotativa e denotativa da publicidade do cartaz:

Denotativa: A pessoa a comer o planeta
Conotativa: Transmite que nós (População), estamos destruindo o planeta aos poucos e poucos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário