Definição: É uma teoria que estuda como os seres humanos percebem as coisas. A psicologia da Gestalt enfoca as leis mentais - os princípios que determinam a maneira como percebemos as coisas.
Surgiu em meados do século XX na Alemanha pela mão de teóricos como Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Kurt Lewin.
Esta doutrina sustenta que a mente configura, através de diversas leis, os elementos que chegam a ela mediante a percepção ou a memória (a inteligência).
Ela prega que nossa percepção não se dá por “Pontos Isolados”, mas sim, por uma visão de “Todo”. Então, funda-se na idéia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Por exemplo:
"A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias
Definição: A teoria da forma, preocupa-se com a indução do individuo fazer do seu comportamento ao estabelecer a boa forma da realidade, fazendo daquilo que o mesmo acredita ser real a partir de sua percepção, isto é, partindo de algo já presumidamente formado e existente em sua consciência no desenrolar da realidade. Kant assinalava que a realidade é a forma que toma o pensamento de cada indivíduo.
Na teoria em estudo, a perceção se torna num ponto de partida para a compreensão do comportamento humano. Na relação de causa e efeito entre o estimulo e a resposta, no processo de perceção, existe um conjunto de informações arquivadas no próprio individuo que o levam a materializar a realidade da forma primária e equivalendo sempre à mesma.
O ser percebe e como percebe são dados fundamentais e imprescindíveis para a compreensão do comportamento humano. A perceção, na teoria em questão, tende a tonar-se uma forma mais global, mais universal, ao passo que é levado em consideração às condições que alteram à perceção do estímulo, quando a forma é isolada das manifestações e estímulos exteriores. Baseada na teoria do isomorfismo, buscando sempre um fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma situação, uma imagem, um movimento, é de imenso valor a consideração dos estímulos da maneira mais ampla possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário